Novo acordo ortográfico - a saga

|
Agora que tá valendo, algumas ferramentas podem ajudar a escrever certo desde já. O novo acordo ortográfico da língua prevê um prazo de 3 anos para a adaptação, mas todo formador de opinião ganha pontos escrevendo direito.

Uma boa saída é instalar o Vero, um corretor ortográfico para usar no navegador Firefox e evitar erros de português em e-mails. Clique aqui e veja como instalá-lo.

Mais completo, o FLiP:mac 2, em versões para o português de Portugal e do Brasil, tem suporte adequado ao novo acordo e inclui corretor ortográfico, nove dicionários temáticos, um dicionário de sinônimos e um sistema de hifenização de textos. Pode ser utilizado tanto no Microsoft Office 2004 quanto no 2008 e também integra-se ao sistema nativo do Mac OS X (já é um binário universal), incluindo softwares como o Editor de Textos (TextEdit), Mail, Pages, Keynote, Adium, OpenOffice.org e NeoOffice.

Um prático conversor disponibilizado no Interney tira dúvidas na hora.

E, claro, como saber é sempre bom, vale a pena imprimir e ler o Michaelis - Guia Prático da Nova Ortografia, assim como conhecer a lista com todas as palavras de mudaram.

Para os fãs do Word, que ainda não apresentou nenhum projeto com as mudanças no seu corretor, dá pra ajeitar na mão e facilitar a vida. Segue um "tutorial" básico:

1- Primeiro faça uma lista com as principais palavras que mudaram, as de uso mais corriqueiro. Eu usei a do Michaellis aí. Para não ter que ficar digitando, copie e cole do próprio PDF ou Portal da Língua Portuguesa.

2 - O corretor do Word vai sinalizar como erradas as novas formas de palavra. Na caixa de correção, em vez de alterar ou ignorar, clique em adicionar.

Pronto, agora seu Word não estranha as palavras novas.

3 - Vá em Ferramentas, Auto Correção e faça a substituição de palavra por palavra. Assim, toda vez que você escrever jibóia, por exemplo, a palavra é instantâneamente alterada pela nova forma, jiboia.

Pronto, seu corretor está minimamente adaptado para o novo acordo. Dá um trabalhão fazer isso, mas lembre-se que apenas 0,45% de palavras vão mudar, uma em cada 223. Por isso é legal alterar aquelas palavras de uso diário, as mais comuns para você. E, então, até 2013 você já pegou o jeito e vai estar com o olhar mais acostumado às novas formas que estão sendo implantadas.

0 comentários: