Valores das palavras

|
Ontem eu coloquei no Twitter uma dúvida que deixou todo mundo de cabelo em pé e com vontade de correr para a aula de Língua Portuguesa. Ou correr dela.

Enfim, o caso, que mais parecia um problema matemático, estava no seguinte texto:

Quando se têm valores / Quando se tem valores

E aí? Têm ou tem?

Para resolver a "questã" a gente tem primeiro que entender o valor do "se", pois ele vai determinar o que acontece com o verbo.

E, dentre algumas possibilidades, ele poderia ser pronome apassivador, que significa que "o sujeito é paciente" (adoro essa explicação), ou pronome de indeterminação do sujeito, quando não sabemos quem fez o quê.

Há dois tipos de voz passiva. A analítica e a sintética. É justamente na sintética que aparece o pronome apassivador, como em "vendem-se casas", "consertam-se sapatos". Sim, o verbo aparece sempre flexionado nesses casos, porque "casas são vendidas" e "sapatos são consertados".

Já no caso de sujeito indeterminado, o verbo nunca é flexionado: "falou-se de muitas coisas" (quem falou? não importa). O problema é que o sujeito indeterminado só aparece quando o verbo for transitivo indireto, quer dizer, quando exige uma preposição antes do complemento, ou quando for intransitivo (sem complemento).

E o verbo "ter" é transitivo direto. Rá.

Então voltamos para a primeira opção. Ok, se valores vira o "sujeito" da ação (que no caso não é uma ação), ao transformarmos a voz passiva sintética para a analítica a oração ficaria "valores são tidos". Achou estranho?

Aqui você pode ler um pouco mais sobre o problema e note, nesta outra matéria, que a autora usa o verbo flexionado ("É dada preferência ao uso da inicial maiúscula quando se têm enumerações longas").

Porém não faltam exemplos também da forma singular, nessa terra de ninguém que é a internet.

Achei uma tabela bem funcional para diferenciar o papel do "se" nesses dois casos. Dê uma olhada aí e faça a sua aposta.


Update: a Academia Brasileira de Letras acaba de responder a essa questão (para quem ainda estava na dúvida). É voz passiva mesmo.

3 comentários:

SÓ TEM UMA disse...

Já te falaram que vc. é o máximo?

Lucienne disse...

Nossa, Ana, estou sem palavras. Você é o máximo mesmo, parabéns!

Hell disse...

Serei honesta, li os primeiros parágrafos e minha cabeça começou a doer hahahahaha. Prefiro ignorar o novo acordo e continuar assassinando as velhas regras da nossa querida gramática :P
Dãr, no post eu comentei que a exposição vai até o dia 7/09.
Tô pensando em ir na semana que vem... bora?
beijos babe