Usem filtro solar (mais uma versão)

|
Brothers and sisters,

Como com o uso do filtro solar, foram cientificamente comprovados os benefícios de conhecer bem seu próprio idioma. Porém, hoje, deixo conselhos que baseiam-se unicamente na minha experiência: não escreva como se sempre fosse haver um revisor para corrigir seus textos. Assim, daqui a vinte anos você vai olhar para eles e ver quantas possibilidades se abriram para você e como poderia ter sido o melhor redator da agência. Quiçá um Grand Prix em Cannes.

Escreva com o cuidado que a paixão incita, releia e pense nos seus destinatários. Ou: em certos momentos, faça-se seu próprio revisor. Isso vale para os jobs das 4 horas da tarde de uma terça-feira ociosa.

Todos os dias, faça uma coisa que parece assustadora: consulte o dicionário e aprenda o sentido de uma nova palavra. Ou cante, relaxe e esqueça que tem anúncio de Renault na hora do almoço.

Talvez você goste, talvez não. Talvez seja útil, talvez não. Mas, na dúvida, não hesite, tenha o Houaiss à mão. Ele é bom e barato.

Talvez você se dê muito bem, é provável. Mas dance e lembre-se que erro de ortografia é como pisar no pé do seu parceiro. Esforce-se para acertar o passo.

Não tenha vergonha de falar bem. Aliás, falar bem é também falar de vários modos dentro do próprio idioma. A juventude também pode ser um momento para aprender a cuidar bem da linguagem. Não é jovem só aquele que usa gírias. Pode ser jovem, elegante e inteligente aquele que se comunica bem.

Abandone os preconceitos que o impedem de se aperfeiçoar. Em parte é verdade que os pais dos nossos pais falavam melhor, mas é mentira que você nunca os alcançará. A gramática da língua bem escrita é sempre mais agradável quando compreendida pelas palavras de um clássico, por isso ler bons autores é fonte rica, inesgotável e eficaz.

Aceite algumas verdades: ninguém é "de menor", mas "menor de idade". Preferimos uma coisa a outra. Meio-dia e meia (porque meia hora). Assistimos ao filme, à TV. “Asterístico” não existe e “a nível de” não significa coisa alguma. Tbém naum é bonitu iskrever assim no msn. Ou em qualquer lugar. E nem é legal ficar falando de um jeito que todos possam estar achando que você vai estar trabalhando no telemarketing.

Não confunda advérbio e adjetivo; o primeiro muda verbos, o segundo, substantivos. Considere a crase o resultado da fusão do artigo "a" com a preposição "a". Fora disso, não há crase. Evite construções redundantes ou mal formadas: encarar de frente, correr atrás do prejuízo etc. Preocupe-se com a concordância verbal, o sujeito da frase deve ser sua estrela-guia.

Tenha certeza de que dominar o próprio idioma é controlar uma parte importante do mundo que o cerca. Está diretamente ligado a se relacionar melhor com as outras pessoas.

Adote muitos idiomas, mas não permita que nenhum desvirtue suas origens.

Não tenha medo de errar e tirar dúvidas com a revisão.

Por outro lado, tenha cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos. Mas seja paciente com elas. Conselhos, mesmo os do revisor, são uma forma de resgatar o passado ou a gramática do lixo e chamar a atenção dos mais novos para problemas fáceis de evitar. Creia ou não. Quem revisa amigo é.

0 comentários: