Insônia

|
"Caracteriza-se de diversas maneiras, podendo ser uma dificuldade em iniciar o sono, ter muitos despertares durante a noite, despertar muito cedo e não conseguir mais dormir ou até mesmo dormir uma quantidade normal porém acordar pela manhã mal, como se o sono não tivesse sido suficiente ou restaurador.

Há dois tipos comuns de insônia: as situacionais, que atingem pessoas que passam por dificuldades ocasionais, como seqüestro ou assalto; ou que sofrem de doenças psicofisiológicas mais graves, como depressão ou ansiedade. Também atormenta profissionais com atividades em turnos alternados e pilotos de avião que trabalham em vôos internacionais. Eles não conseguem criar uma rotina para o sono.

A insônia é a ponta de um enorme iceberg. Na realidade, é um sintoma e deve ser analisada sob três aspectos: físico, psicológico e social. Doenças físicas, assim como situações de ansiedade, depressão e ingestão de bebidas alcoólicas podem ocasionar noites mal dormidas. Problemas familiares, econômicos e profissionais podem prejudicar o sono. Freqüentemente as insônias são agravadas ou podem ser decorrentes de hábitos errados que adquirimos durante a vida. Geralmente é o conjunto de fatores que provocam dificuldades para dormir, sem falar na predisposição para se ter insônia. Freqüentemente quem sofre de insônia tem familiares com o mesmo problema.

Doenças físicas como distúrbios hormonais, hiper e hipotireoidismo, algumas doenças psiquiátricas e neurológicas também podem provocar insônia, como ansiedade, depressão, doença de Parkinson, derrames cerebrais e doença de Alzheimer.

Ansiedade é o estado de muita tensão. É aquela situação de expectativa, a espera de um acontecimento em nossas vidas, como uma viagem, um casamento, ou situações ruins, como uma conta para pagar, uma notícia ruim, uma prova. Em certas situações é até normal que fiquemos ansiosos, porém passa a ser um problema quando sentimos ansiedade sem saber o motivo, ou de maneira exagerada frente a situações normais da vida.

Freqüentemente existe uma relação de ansiedade com insônia, ou seja, ansiedade levando à insônia e as noites mal dormidas gerando ansiedade na hora de ir para a cama. O ansioso geralmente demora para dormir e quando consegue pode apresentar muitos despertares no decorrer da noite."

Virge!

0 comentários: