Tróia

|
Roteiro básico para quem quiser saber mais sobre o filme, com informações exclusivas que não estão no cinema. Ah! Se quiserem entrar no clima, peguem emprestadas as músicas de "Gladiador". Dá no mesmo.
Seja qual for história, a guerra de Tróia é o episódio mais importante que sobreviveu na mitologia e nas lendas gregas. Os eventos são conhecidos como o Ciclo Troiano, alguns contados nos dois grandes poemas de Homero, a "Ilíada" e a "Odisséia".

Brad Pitt, ou melhor, Aquiles:
A história de Aquiles começa com Prometeu, um primo de Zeus que tinha dado o fogo aos homens, um elemento cujos benefícios podiam ser desfrutados somente pelos deuses. Para puni-lo, Zeus o acorrentou em um alto penhasco nas montanhas e diariamente enviava uma águia para comer seu fígado, que voltava a crescer à noite. Entretanto Zeus concordou em libertá-lo se Prometeu lhe revelasse um segredo: o filho de Tétis, a mais bela ninfa do mar, estava destinado a ser mais importante que seu pai. Ao saber disso, Zeus rapidamente abandonou a idéia de ser o pai de um filho de Tétis, decidindo, ao invés, que ela deveria se casar com o mortal Peleu; o filho nascido deles seria Aquiles, o maior dos heróis gregos em Tróia.

Légolas ou Páris? Tanto faz, eles acabam fazendo a mesma coisa: atirar flechas.
Páris era filho de Príamo, rei de Tróia, mas quando sua esposa estava grávida, sonhou que estava dando à luz uma tocha de onde surgiam serpentes. Assim, quando o bebê nasceu, foi entregue a uma criada com ordens de levá-lo ao Monte Ida e matá-lo. A criada, entretanto, o deixou na montanha para morrer; ele foi salvo por pastores, sendo criado para ser um deles. Enquanto Páris estava vigiando seu rebanho, Hermes levou três deusas para que as julgasse. Cada uma ofereceu uma recompensa se fosse a escolhida; Hera ofereceu riqueza e poder, Atena ofereceu habilidade militar e sabedoria e Afrodite ofereceu o amor da mais bela mulher do mundo. Conferindo a vitória a Afrodite, acabou provocando a ira das outras duas, que se tornaram daí para a frente inimigas implacáveis de Tróia. Logo depois, Páris retornou por acaso a Tróia, onde sua habilidade nas competições atléticas e sua bela aparência causaram interesse nos seus pais, que rapidamente estabeleceram sua identidade e o receberam de volta com entusiasmo.

Helena, a culpada:
A mais bela mulher do mundo era Helena, filha de Zeus e Leda. Muitos reis e nobres desejaram desposá-la e antes que seu pai mortal, Tíndaro, anunciasse o nome do feliz escolhido, fez todos jurarem respeitar a escolha de Helena e virem em ajuda de seu marido se fosse raptada. Helena casou com Menelau, rei de Esparta, e na época que Páris veio visitá-los tinham uma filha, Hermíone. Menelau recebeu Páris muito bem em sua casa, mas Páris pagou esta hospitalidade raptando Helena e fugindo com ela de volta a Tróia.

A expedição parte:
Menelau convocou todos os outros pretendentes anteriores de Helena, e todos os outros reis e nobres da Grécia, para ajudá-lo a montar uma expedição contra Tróia, de modo a recobrar sua esposa. O líder da força grega era Agamenon, rei de Micenas e irmão mais velho de Menelau. Os heróis gregos, Agamenon, Menelau, Ulisses, Ájax e Diomedes, surgiram de todos os cantos do continente e das ilhas para o ponto de reunião a partir do qual planejavam velejar através do Egeu até Tróia. Suas origens e os nomes de seus líderes estão listados no grande Catálogo de Navios no início da Ilíada.

"As tribos (de guerreiros) vieram como as incontáveis revoadas de pássaros - garças azuis ou cisnes de longos pescoços - que se reúnem nas campinas da Ásia nas correntes de Cayster, e movimentando-se com gritos agudos ao chegarem ao chão, numa frente avançada. Assim, tribo após tribo surgiram de barcos e cabanas... inumeráveis como as folhas e flores em suas estações".

Os pais de Aquiles, Peleu e Tétis, estavam relutantes em deixar seu jovem filho se juntar à expedição, pois eles sabiam que se fosse morreria em Tróia. Ulisses, entretanto, sabia que os gregos nunca conseguiriam capturar Tróia sem a ajuda de Aquiles, e o convenceu a participar da guerra.

A Ira de Aquiles:
Algumas vezes se considera que a "Ilíada" é a história da guerra de Tróia. De fato, apesar de ela se estender largamente sobre toda a história, seu objetivo ostensivo, como anunciado nas primeiras linhas, é mais restrito:

"Canto de ira, deusa, a destruidora ira de Aquiles, filho de Peleu, que trouxe incontáveis dores aos Aqueus, e mandou muitas almas valiosas de heróis a Hades, enquanto seus corpos serviam de alimento para os cães e pássaros, e a vontade de Zeus foi feita... "

A história da Ilíada é, então, a história de Aquiles e sua disputa com Agamenon.
Eles discordavam muito e, já em Tróia, Agamenon, para reafirmar sua autoridade sobre Aquiles da maneira mais insultuosa que podia, roubou sua escrava, Briseida. Aquiles ficou justificadamente enraivecido. Assim, se retirou para sua tenda, e não tomou mais parte nos combates ou nas reuniões do conselho. A luta se tornou mais dura, com ataques mais diretos feitos a Tróia e aos troianos. Mas os gregos estavam numa situação difícil sem seu maior guerreiro, e até mesmo Agamenon tentou fazer contatos com Aquiles, oferecendo-lhe riquezas de todos os tipos, justamente com a devolução de Briseida. Aquiles, entretanto, rejeitou todos os apelos, declarando mesmo que se as ofertas de Agamenon fossem "tantas como os grãos de areia ou as partículas de pó" nunca se curvaria.
Nesta ocasião, os troianos atacaram o acampamento grego e estavam conseguindo vencê-los. É quando o primo de Aquiles, Pátroclo, rogou a permissão de liderar as tropas, os Mirmidões, em batalha. Pegou a armadura de Aquiles, de modo a espalhar o terror nas linhas troianas, que poderiam tomá-lo por Aquiles. Pátroclo foi e lutou longa e gloriosamente, antes de, previsivelmente, ser morto por Heitor (no filme, vivido por Eric Bana, o Incrível Hulk), filho de Príamo e o melhor guerreiro do lado troiano.
Aquiles foi tomado pela dor. Sua mãe, a ninfa do mar Tétis, veio até ele e prometeu-lhe uma nova armadura para substituir a que tinha sido perdida com Pátroclo. A nova armadura, feita pelo deus-ferreiro Hefesto, incluía um bonito escudo coberto com cenas figuradas, cidades em guerra e em paz, cenas da vida rural com rebanhos, pastores e danças rústicas, e ao redor da borda do escudo corria o Rio de Oceano (se alguém conseguir enxergar tudo isso, me fale).
Aquiles estava finalmente pronto a enfrentar seu principal adversário, Heitor. Percorreram três voltas ao redor das muralhas de Tróia antes que Heitor parasse e destemidamente enfrentasse seu bravo oponente. A lança de Aquiles alojou-se na garganta de Heitor, e ele caiu ao chão. Mal podendo falar, Heitor pediu a Aquiles que permitisse que seu corpo fosse resgatado após sua morte, mas Aquiles negou seu apelo e começou a sujeitar seu corpo a grandes indignidades. Primeiro o arrastou pelos calcanhares atrás de sua carruagem, ao redor das muralhas da cidade, para que toda Tróia pudesse ver. A seguir levou o corpo de volta ao acampamento grego, onde este ficou jogado sem cuidados em suas choupanas.
Zeus enviou Íris, mensageiro dos deuses, para Tróia em visita a Príamo e o instruiu a ir secretamente ao acampamento troiano com um bom resgate, que Aquiles aceitaria em troca da libertação de seu filho.
Assim, escoltado por um simples mensageiro, ele se dirigiu ao acampamento grego: ele pediu que o herói pensasse no seu próprio pai, Peleu, e tivesse piedade com um pai que tinha perdido tantos de seus bons filhos nas mãos dos gregos; pediu que fosse permitido levar o corpo de seu maior filho de volta a Tróia, de modo que pudesse ser adequadamente enterrado pelos seus parentes. Aquiles ficou tocado pelo apelo, choraram juntos, e o pedido de Príamo foi aceito. Assim, o corpo de Heitor foi devolvido a Tróia, onde foi velado e sepultado com os ritos adequados.

Os finalmentes:
Aqui acaba a "Ilíada", mas não é de forma nenhuma o fim da história de Tróia. Nem do filme.
Os gregos venceram a guerra com um famoso truque, um verdadeiro presente de grego: deram a Tróia uma lembrancinha (um cavalo de madeira dentro do qual se esconderam). Enquanto os troianos dormiam, saíram do cavalo e abriram as portas da cidade para o restante do exército.
Aquiles sempre soube que estava destinado a morrer em Tróia, longe de sua terra natal, onde acabou sendo morto por uma flecha, lançada pelo arco de Páris. A mãe de Aquiles, Tétis, quis tornar seu filho imortal, e, quando este era ainda um bebê, levou-o ao Mundo Inferior e o imergiu nas águas do rio Estige; isto tornou seu corpo imune aos ferimentos, exceto pelo calcanhar, lugar que ela usou para segurá-lo. Esse era o seu único ponto frágil e foi bem ali que Páris acertou.

0 comentários: